Pular para o conteúdo principal

João Senger

Modelos de Serviços em Computação em Nuvem

Table of Contents

Esse artigo visa esclarecer de forma simples os modelos de serviços em computação em nuvem e como eles são implementados em diferentes tipos de negócios.

# Modelos de Serviços em Computação em Nuvem

Os serviços de computação em nuvem são divididos em três modelos: Infraestrutura como Serviço (IaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Software como Serviço (SaaS), sendo a IaaS o mais “baixo nível” e o SaaS de mais “alto nível”.

# Infraestrutura como Serviço (IaaS)

É o fornecimento de recursos computacionais sob medida para a sua aplicação. Você não precisa comprar um servidor de milhares de reais para rodar a sua aplicação, com um serviço de IaaS você pode comprar um servidor virtual e utilizá-lo sob medida para rodar a sua aplicação.

# Plataforma como Serviço (PaaS)

Com a Infraestrutura como Serviço já resolvemos a questão de não ter que gastar milhares de reais com um servidor, porém, configurá-lo e gerenciá-lo não é nada simples. A Plataforma como Serviço surge para resolver essa questão, agora toda a parte de gerenciamento da infraestrutura é realizado pela provedora de computação em nuvem. Esse modelo é ideal para quem quer focar no desenvolvimento da aplicação, abstraindo toda a parte de gerenciamento da infraestrutura.

# Software como Serviço (SaaS)

É a utilização de um software já pronto, aqui não nos preocupamos com a infraestrutura nem com o desenvolvimento da aplicação, utilizamos o software como um serviço. Um bom exemplo de SaaS é o Gmail, onde não precisamos nos preocupar com a infraestrutura, apenas utilizamos a solução já pronta.

# Analogia com um churrasco

Sim, esta é uma bela forma de entender os modelos de Cloud Computing, se liga:

No modelo de IaaS, o churrasco seria feito na churrasqueira do condomínio, afinal, você utilizaria a infraestrutura do local como um serviço. Porém, você ainda precisa se preocupar com a carne, o carvão, o tempero, as bebidas e tudo mais!

Já no modelo de PaaS, pense que você comprou um kit churrasco, agora além de utilizar a Infraestrutura, você não precisa se preocupar com a carne, o carvão, o tempero, as bebidas, tudo veio no kit! Mas… você ainda tem que assar e servir a carne.

Por fim, no modelo de SaaS, você não precisa se preocupar com nada. É como ir a uma churrascaria, onde a carne é simplesmente servida.

# Quer saber mais sobre o tema?

Confira os links abaixo:

AWS: Tipos de computação em nuvem
Redhat: IaaS x PaaS x SaaS