Entenda: GNU, Linux, FSF e GPL
Table of Contents
Entenda o que é o Projeto GNU, Linux, Free Software Foundation e a Licença GPL - GNU General Public License.
#
GNU/Linux
##
Breve história sobre o GNU
Na década de 1980, no MIT, um nerd chamado Richard Stallman estava descontente com o desenvolvimento de softwares exclusivamente proprietários, onde os desenvolvedores e usuários não tinham liberdade para estudar o software.
Em 1983 Stallman criou o Projeto GNU (Gnu is Not Unix) com a ideia de um Unix livre, sem as amarras que os softwares proprietários da época impunham, assim, ele e diversos programadores entusiastas da ideia de software livre começaram a desenvolver algumas das ferramentas que são utilizadas até hoje, como o compilador GCC, o Bash e muitos outros.
##
O Surgimento do Linux
Enquanto o Projeto GNU avançava no desenvolvimento de um sistema operacional livre, faltava um componente essencial no sistema: um kernel livre. Kernel é o componente do sistema operacional responsável por “conversar” com o hardware, é a ponte que liga a parte “física” do computador com a “lógica”. O Projeto GNU estava desenvolvendo seu próprio kernel, chamado Hurd, porém, seu progresso de desenvolvimento era lento.
Em 1991 um estudante finlandês chamado Linus Torvalds começou a desenvolver seu próprio kernel como um hobby, seu objetivo era criar um sistema que fosse compatível com Unix, livre e que pudesse ser executado em computadores pessoais.
Torvalds postou sua ideia em um fórum da época e convidou outros programadores para contribuir com o projeto. Assim, o kernel foi chamado de Linux (uma mistura de Linus + Unix).
##
GNU/Linux
A utilização das ferramentas do Projeto GNU com o kernel Linux resultou no hoje tão conhecido GNU/Linux. Essa fusão só foi possível graças às características do software livre.
#
Free Software Foundation e GPL
##
Free Software Foundation
A Free Software Foundation foi criada em 1985 por Richard Stallman com o objetivo de promover o software livre. A FSF trabalha para garantir que os programas possam ser usados, estudados, modificados e compartilhados livremente, sem restrições de empresas ou governos.
##
Licença GPL - GNU General Public License
Também criada por Stallman, a A GNU Public License, GNU GPL ou somente GPL é uma licença de software idealizada para garantir quatro liberdades fundamentais aos usuários:
- Liberdade para executar o programa
- Liberdade para estudar e modificar o código-fonte
- Liberdade para redistribuir cópias
- Liberdade para distribuir versões modificadas
O casamento entre o GNU e o Linux se deve muito pelo motivo de ambos compartilharem a filosofia de software livre e às licenças GPL que estão presentes em ambos softwares.
#
Conclusão
O GNU/Linux é o sistema operacional que domina o mercado tech. Está presente em servidores, smartphones, smartwatches, geladeiras inteligentes e até mesmo em Marte, a bordo da Ingenuity.
Sintetizando, GNU é um conjunto de ferramentas e utilitários projetados para criar um sistema operacional livre, baseado nos princípios Unix. Linux é um Kernel que dá vida às ferramentas GNU.
GNU + Linux = Sistema Operacional completo.